segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cinto de castidade

A utilização do cinto de castidade remonta ao ano de 1400, quando aparece na Itália. Foi principalmente usado por lá, mas depressa se espalhou por toda a Europa.

 Sempre existiram interpretações diferentes sobre o seu possível uso.Alguns historiadores declaram que o cinto de castidade não era um instrumento que tinha por objetivo causar sofrimento, seria um artifício destinado a prevenir as mulheres, por exemplo quando seu marido estava ausente durante muito tempo (situação muito frequente na época dos descobrimentos), do possível risco de violação. Como alguns cintos de castidade eram feitos de materiais preciosos (prata por exemplo), alguns historiadores afirmam que eles seriam dados a mulheres como para um presente dos seus maridos ou amantes para encorajá-las a serem fiéis.

Por outro lado, outra leva de historiadores afirma que os cintos de castidade podem ter sido usados de forma obrigatória, com o intuito de torturar físico ou psicologicamente pessoas inocentes, para intimidar, punir, coagir ou para obter confissões.

O cinto de castidade masculino é menos famosos do que o feminino, e era usado por servos que serviam nos castelos. Servia para impedir estupros, os quais podiam ter como alvo não só as mulheres em geral, moradoras dos castelos, como também as esposas das senhoras feudais. Foi muito usado na baixa Idade Média, época da decadência da nobreza, na Itália, França e Península Ibérica.

4 comentários:

Unknown disse...

isso é uma imoralidade

Unknown disse...

è muito bom estarmos informado sobre a história pois não podemos jamais deixar que tai coisas aconteçam

Curiosidades históricas disse...

A título de contribuição e complementar o assunto, segue artigo sobre cinto de castidade:
http://www.fatoscuriososdahistoria.com/2015/09/origem-uso-cinto-castidade.html

Unknown disse...

Isso mostra a estupidez que a religião é,foi sempre será!!!!!!!!!

Postar um comentário

Comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.